Por definição, centro de custos é uma separação interna a uma empresa ou organização para ratear despesas e receitas. Essas unidades são usadas para associar custos e pagamentos arrecadados a projetos, departamentos, setores ou filiais de uma empresa, por exemplo. O agrupamento permite conhecer os efeitos de cada segmento dentro da empresa, para tomar decisões com base em dados financeiros.
É importante separar as despesas a fim de saber atribuí-las de forma mais justa a um ou mais centros de custos. O ideal é ajustar tais gastos em categorias. Por exemplo, “materiais de escritório”, “aluguel”, “máquinas e equipamentos”, “material publicitário”, “funcionários”, e assim por diante. De acordo com o perfil da empresa, a categorização se fará mais ou menos abrangente, mas facilitará a divisão equitativa das despesas entre os centros de custos.
Sua empresa já tem centro de custos?
O que acha de separá-la em áreas de acordo com as suas necessidades e funções?
Preparamos um curso completo com os fundamentos do centro de custo e um passo-a-passo completo da criação e utilização de centro custo no sistema SIC.
Clique aqui, faça sua inscrição e tenha acesso ao material completo.
Selecione um dos contatos para falar com um dos nossos vendedores.