Recursos

Análise de Crédito

A medida que a demanda aumenta, torna-se necessário definir funções específicas para os colaboradores da empresa. Isso ocorre em sua maioria em empresas que possuem crediário próprio.

Na frente da loja, o vendedor coleta as informações necessárias do cliente e então as encaminha ao departamento de crediário onde é realizado uma análise detalhada do mesmo.

Afim de obter maior agilidade neste processo de coleta de dados e análise de crédito, o SIC conta com um recurso que interliga o departamento de vendas com o financeiro. Dessa forma, o vendedor, no papel de solicitante, consegue iniciar uma comunicação direta com o analista (do departamento financeiro) tratando da análise de crédito do cliente ou até mesmo da renegociação de limite disponível.

Segue e exemplo de um diálogo entre o solicitante Matheus (vendas) e o analista Eduardo (financeiro), onde é solicitado uma análise seguida de revisão do cliente Ricardo.

Em seguida, o resultado deste processo realizado no SIC.

Pelo que podemos ver, a comunicação ocorreu muito bem. O solicitante apresentou todos as informações necessárias para o analista, e então, o limite desejado foi concedido dando condições para o vendedor concretizar a venda com o cliente sem maiores transtornos. Outro fato importante, é que todo diálogo fica registrado no sistema, disponível para futuras consultas.

Cadastro Automático pelo CNPJ

Para cadastrar um novo cliente ou fornecedor, você só precisa do CNPJ. Utilizando o CNPJ, o SIC realiza uma consulta em tempo real com o banco de dados da receita federal, obtendo então todas as informações necessárias para o cadastro de um cliente ou fornecedor. Com isso, você não precisa mais digitar todos os dados manualmente. Tarefas do dia-a-dia precisam se tornar práticas e ágeis.

Busca Online pelo CEP

Busca automática e online do endereço a partir do CEP integrado com o sistema do Correios. Basta informar o CEP e pressionar ENTER.

Consulta SPC Brasil

O SPC Brasil é o sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas – CDL. Por meio do SPC Brasil, o usuário tem acesso aos bancos de dados de mais de 2.200 Entidades presentes em todas as capitais e nas principais cidades de todos os estados.

Para acesso as informações destes bancos de dados, é necessário ser associado ao SPC Brasil e ao CDL regional e então adquirir créditos junto ao SPC Brasil.

Sendo associado e possuindo créditos junto ao SPC Brasil o usuário poderá realizar consultas, inclusões e exclusões de ocorrências na base de dados do SPC Brasil a partir do sistema SIC.

Para isso, é necessário possuir operador de webservice ao CDL ou órgão responsável pelo SPC da sua região.

Preparamos um curso completo com todas as instruções sobre o módulo SPC. Clique aqui e inscreva-se no curso.

A seguir, uma prévia das janelas de Consulta e Inclusão no SPC.

Histórico de Vendas

É possível consultar o histórico das vendas realizadas para cada cliente de várias maneiras. Três delas merecem destaque aqui.

  1. Análise: Pelo módulo de Análises é possível ver as informações de todas as compras que o cliente realizou. A medida que vai selecionando as compras, os itens dela são exibidos em um outro espaço, assim também ocorre com as condições de pagamento de cada venda.
  2. Cadastro de Cliente: Na tela principal do cliente existe 4 botões para consultas rápidas. Estas consultas podem ser personalizadas conforme a necessidade de cada empresa. Portanto, uma consulta rápida pode ser personalizada para listar as Últimas Vendas e uma outra, os Últimos Produtos Vendidos.
  3. Pré-Vendas: O xodó do empresário independente. No Orçamento e na OS, após informar o cliente, no rodapé da mesma tela é exibido um breve resumo deste cliente. O mesmo também ocorre a cada produto selecionado.
  4. Relatórios Relacionados: SIC Retaguarda > Estoque > Relatórios Mov.Estoque
    • Produtos/Clientes com X sem movimentação
    • Clientes que compraram no período
    • Clientes que não compraram no período
Lista de Inadimplentes

Antes de apresentarmos a lista de inadimplentes é necessário responder a seguinte questão: Quanto tempo de atraso no pagamento de uma dívida caracteriza inadimplência?

A resposta pode não agradar. Só não é inadimplente quem paga o débito até a data do vencimento. Depois disso, o comércio pode enviar o nome do devedor aos órgãos de proteção ao crédito. No entanto, as lojas costumam ser mais tolerantes e geralmente esperam pelo pagamento até 30 dias e ainda entram em contato com o consumidor antes de enviarem o comunicado sobre a restrição ao crédito. Para o Banco Central, o prazo varia de 15 a 90 dias de atraso para que o devedor seja considerado inadimplente. Antes disso, a dívida é vista como “em atraso”.

Visto isso, o SIC apresenta a solução conforme a sua empresa trabalha. Nossos colaboradores estão capacitados para “customizar” a Lista de Inadimplentes conforme a realidade da sua empresa.

Para auxiliar o empresário na tomada dessa decisão, indicamos a emissão do relatório de Eficiência da Carteira de Cobrança. Este relatório apresenta os totais de contas a receber VENCIDAS e A VENCER nos intervalos de 1 a 30 dias, de 31 a 60, de 61 a 90, e assim sucessivamente.

Registro de Contatos

Mantenha registro de todos os contatos de cobrança e pós-venda. Informe o diálogo das conversas ou um comentário. E se necessário, você pode definir status de pendente e informar uma data para novo contato.

Registro de Pós-vendas

Mantenha registro de todos os contatos de cobrança e pós-venda. Informe o diálogo das conversas ou um comentário. E se necessário, você pode definir status de pendente e informar uma data para novo contato.

Agendamento de Contato

Agende contatos e compromissos para você ou para outro operador. Defina data e horário do compromisso e seja notificado na tela do seu computador. Também é possível enviar torpedos SMS para os envolvidos no agendamento.

Toda operação feita fica registrada no sistema, possibilitando um diálogo entre solicitante o do contato e operador, e esta conversa pode ser consultada sempre que necessário.

Histórico de Referências

Registre referências para os seus clientes. É possível registrar referências comerciais, bancárias, pessoais, sócios, patrimônios e outros.

Anexo de Arquivos

É possível salvar arquivos diretamente no cadastro do cliente. Pode ser adicionado documentos em pdf, word, excel e além de imagens. Então, com este recurso o usuário pode anexar contratos, recibos, comprovantes e demais documentos relacionados ao cliente.

Também é possível tirar uma foto utilizando a webcam instalada no computador. Das imagens ou fotos adicionadas, o usuário pode escolher uma delas para ser exibida como a “Foto do perfil” do cliente.

Classificação por Conceito

A maioria das empresas tem clientes com perfis diferentes e muitas delas necessitam lidar corretamente com essa diferença.

Alguns querem muita atenção, mas compram pouco; outros compram muito, mas querem desconto; outros ainda compram de forma esporádica e sem planejamento. Para piorar,existe uma pressão cada vez maior pela otimização do uso do tempo em vendas. Isto deixa qualquer vendedor maluuco (ou estressado).

A solução é conceituar e segmentar a sua base de clientes. Isto pode ser feito manualmente pelo empresário, definindo conceito para cada cliente individualmente. Este conceito pode ser classificado em REGULAR, BOM e ÓTIMO; ou o conceito de Curva ABC, onde o próprio sistema, utilizando destas normas, conceitua de forma automática cada um do seu cliente.


Um pouco mais sobre Curva ABC do Cliente

Para exemplificar, vamos supor que você deseja estabelecer um ranking fazendo a segmentação de clientes de acordo com o faturamento mensal. Nesse caso, você relaciona a média de compra mensal de cada cliente e, através de um gráfico no Excel, pode avaliar dois pontos onde existe uma queda considerável nesse valor de faturamento. Dessa forma, podemos dizer que:

Classe A: são os clientes que possuem representatividade sobre o valor do faturamento. Ou seja, são os clientes que compram mais e/ou melhor. Esses clientes representam cerca de 20% do total de sua base.

Classe B: são clientes que possuem média relevância no seu faturamento. Correspondem a 50% do total da base;

Classe C: são clientes que compram menos, em menor frequência, ou até mesmo compram itens de menor valor que não tem muito peso sobre o faturamento. Representam 30% do total de clientes da base.

Cadastro de Endereços

Cadastre mais de um endereço para o mesmo cliente ou fornecedor. Endereço de residência, de cobrança, de entrega, de fazendas e qualquer outro que for necessário.

Cadastro de Contatos

Cadastre todos os telefones e e-mails dos seus clientes informando o tipo de contato, nome do contato, operadora e outros. É possível definir se o sistema deve enviar para este e-mail Boletos, NF-e e Promoções.

Limites de Crédito

Defina limites de crédito para os seus clientes. Com isso, o sistema irá impedir a venda a prazo quando o limite disponível for insuficiente.

Além de impedir a venda analisando o limite. É possível também impedir a venda aplicando regras de bloqueio no cadastro do cliente. Por exemplo:

  • Se o cliente possuir contas em atraso;
  • Se o cadastro do cliente estiver expirado;
  • Se o cadastro estiver incompleto ou desatualizado;
  • Se for venda a prazo, independentemente da situação cadastral ou financeira;
  • Independentemente de qualquer razão, ou seja, bloqueio manual diretamente no cadastro;
  • E outras regras podem ser customizadas mediante necessidade da empresa.
Fidelização de Clientes

Fidelização de clientes é toda a ação que a empresa realiza para tornar o cliente fiel à sua marca, ou seja, para que ele opte para comprar na sua empresa ao invés do concorrente. Para isso, o SIC dispõe de recursos que ajuda a empresa a fidelizar o seu cliente, os principais são:

  1. Controle de Bônus: Elabore uma lista de produtos e defina o número de pontos que cada um deles irá gerar para o cliente que o comprar. Em seguida, o seu cliente poderá trocar estes pontos por outros produtos da sua loja.
  2. Controle de Brindes: Elabore uma lista de produtos para brindes e defina o número de pontos necessários para o cliente trocar pelo brinde.
  3. Crédito nas Trocas: Ao trocar um produto vendido por outro de menor valor, o sistema gera um saldo de crédito no valor da diferença, e este valor poderá ser utilizado pelo seu cliente para realizar o pagamento de novas compras futuras.
  4. Envio de SMS promocionais: Oferta relâmpago?! Quer alavancar as vendas?! Notifique toda sua lista de contatos dos seus clientes enviando Torpodes SMS de forma simples e rápida.
Perfil do Cliente

Você sabe quais são as características de quem compra na sua loja? Faixa etária, profissão, renda média e o que gosta de fazer no tempo livre?

Muitos empreendedores acreditam que só uma conversa no balcão ou mesmo observando o comportamento de compra online bastam para entender quem é o seu tipo de cliente.

O processo de definição de personas, ou seja, mapear o perfil completo dos clientes, é simples. Por meio de questionários pós-compra ou entrevistas via telefone ou presenciais (caso você possua uma loja física), você pode criar um banco de dados para criar as personas.

Se você ainda não faz isso, é hora de escolher e testar formas de coletar essas informações. Assim, você sabe o que o seu cliente procura e pode fazer as melhores ofertas para vender mais.

Para auxiliá-lo neste processo, o SIC conta com recursos para que você possa criar o seu próprio banco de dados de clientes. E nele, registrar eventos de Pós-Vendas, informar o Potêncial de Mercado (valor que este cliente compra mensalmente produtos do seu segmento), a curva ABC e diversos dados básicos necessários para traçar o perfil do cliente: idade, profissão, gênero, estado civil, hobby e outros.

Oferece ainda um painel de análises que demonstra todo o histórico das operações que cada cliente realizou na sua loja. Além disso, relatórios customizados podem ser desenvolvidos por nossa equipe de suporte.

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